CasaroA palavra “guairá” em tupi-guarani significa “terra sem males”. Traz em si a idéia do cuidado, de estar bem consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Foi através dessa inspiração que nasceu, em 1983, a Fundação Guairá, tendo como princípios para sua atuação o respeito à vida, a responsabilidade social e ambiental, e a valorização de iniciativas voltadas para sustentabilidade, cooperação e cidadania.

Hoje distribui suas atividades em 6 áreas de atuação ou "pilares": Educação, Sociocultural, Turismo, Rural, Sustentabilidade e Saúde.

A Fundação Guairá já recebeu, por seu trabalho, o reconhecimento como entidade de Utilidade Pública, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Os projetos são realizados com recursos da própria Fundação, doações, convênios e parcerias com empresas e instituições, e incentivos estabelecidos pela legislação.